Conheça absolutamente tudo sobre:

  • Câmara fria;
  • Walkin cooler;
  • Adega climatizada.

Câmara para desverdecimento

Nesta benigna orientação profissional ficaremos cientes que a Câmara para Desverdecimento é utilizada para aligeirar, de maneira artificial, o amadurecimento de parte de um lote de frutas ou apenas uma porção dele. Esta providencia é uma grande beneficio para os atacadistas e distribuidores de frutas em geral, pois, como visto, ele poderá fornecer de pronto e, a partir do estoque de frutas verdes, a quantidade de frutas maduras solicitada por seu cliente, sem qualquer mudança de gosto, textura ou aparência.

 

O processo desenvolvido na Câmara para desverdecimento, qual seja, a maturação artificial, demonstra especial rendimento com a seguintes frutas:

  1. bananas;
  2. maçãs;
  3. caquis;
  4. tomates;
  5. abacaxis, bem como com qualquer outra fruta climatérica.

 

A descoberta do desverdecimento artificial

 

Desde o início do século já vem testando o uso de etileno para o desverdecimento de artificial das frutas. No começo da industrialização da banana foi notado que as frutas ainda verdes, quando embarcadas em navios, amadureciam durante a viagem.

 

Em 1.940 descobriu-se que as frutas cítricas emanavam etileno, justamente o gas que promovia o desverdecimento da banana no translado ate o destino, foram então efetuadas diversas experiências com o uso de etileno e, verificou-se que o mesmo acelerava a maturação de variadas frutas. Chegou-se a conclusão que, o gas etileno é gerado na própria fruta, e que ele acelera a  maturação por um processo de estimulo direto das enzimas oxidantes, sendo que quando se utiliza o gás, neste caso, ele assume o papel de uma coenzima, acelerando o tempo de desverdecimento da fruta.

 

Conheça a descrição do processo que se da na Câmara para desverdecimento

 

A descrição do processo que acontece na Câmara para desverdecimento é o seguinte:

  1. escolhe-se um lote de frutas ainda verdes;
  2. este lote é encaminhado a Câmara fria para desverdecimento;
  3. durante um período pré-determinado e em intervalos preestabelecidos, as frutas serão expostas a porções controladas do gas etileno;
  4. -findo o período, conhecido antecipadamente, as frutas terão coloração de maduras;
  5. -o exito do método requer ações profiláticas para conservação do equipamento.

 

É importante salientar que a função da Câmara para desverdecimento e prover as condições ideais de temperatura e umidade relativa para que o processo de maturação das frutas seja exitoso. Compete esclarecer também que o uso do etileno requer uma certa especialização, tanto na quantificação das porções do gas, quanto na execução do processo propriamente dito.

 

Conheça o efeito do etileno sobre as frutas climatéricas e o profícuo uso da Câmara para desverdecimento

 

Saiba que o etileno é um gas que dificilmente esta presente na natureza, exceto em alguns frutos que o exalam de forma natural e, que ele é sintetizado por algumas industrias a partir de um subproduto do petróleo. Então o etileno sintético, similar aquele naturalmente encontrado em algumas frutas, quando empregado em porções controladas e, concomitantemente ao uso da Câmara para desverdecimento, age como uma coenzima e, promove a aceleração na maturação das frutas em geral, notadamente naquelas que integram a família das climatéricas.

Camara para desverdecimento

© 2019 refresque.com.br, absolutamente tudo sobre câmara frigorifica e walkin cooler. Todos os direitos reservados